PG entrega certificados para captação do Promific 2025
Programa permite a captação de recursos para execução de projetos culturais
Publicado: 01/02/2025, 03:30
A Prefeitura de Ponta Grossa realizou, na última quarta-feira (29), a entrega dos Certificados de Aprovação para os proponentes de projetos habilitados no Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (Promific) - Edição 2025. A solenidade aconteceu no Gabinete da prefeita Elizabeth Schmidt e contou com a presença do secretário de Cultura, Alberto Portugal, do diretor de Cultura, Carlos Phantasma, e dos autores dos projetos contemplados.
Ao todo, 23 certificados foram entregues, permitindo que os proponentes iniciem a captação de recursos junto a pessoas físicas e empresas interessadas em destinar parte do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para iniciativas culturais no município. O valor total disponível para esta edição é de R$ 637 mil, um crescimento significativo em relação ao primeiro ano do programa, em 2019, quando a renúncia fiscal era de R$ 500 mil.
Desde sua criação, em 2019, o Promific tem se consolidado como o principal mecanismo de incentivo à cultura em Ponta Grossa. Através do programa, artistas e produtores culturais podem captar recursos para a execução de seus projetos, promovendo a democratização do acesso à cultura e a difusão das artes na cidade.
"São projetos de grande relevância para nossa cidade, fortalecendo o setor cultural e oferecendo oportunidades para que artistas e produtores possam realizar seus trabalhos com qualidade. Ficamos imensamente felizes com esse momento e com o impacto positivo que o Promific proporciona", destacou a prefeita Elizabeth Schmidt.
O ator e diretor Daniel Frances elogia a iniciativa da Prefeitura de Ponta Grossa. Ele mantém projeto que visa ir às escolas e contemplar os alunos com um pouco da história da cidade e de lugares que foram tombados.
"Vejo o Promific como uma iniciativa extremamente importante para a valorização dos profissionais da cultura da cidade de Ponta Grossa. Enalteço profundamente a Secretaria de Cultura por estar cada vez mais próxima ao setor de cultura. Sempre está com as portas abertas e solicita a qualquer coisa que a gente precise. É uma parceria maravilhosa. Eu acredito que Ponta Grossa caminha com passos largos para ser um grande centro de cultura", ressalta Frances.
PROGRAMA - O Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura possibilita que produtores e artistas captem recursos junto a empresas e pessoas físicas que desejam patrocinar projetos culturais através da destinação de até 60% do valor do IPTU para essas iniciativas. Em troca, as empresas patrocinadoras recebem visibilidade, tendo suas marcas inseridas nos materiais de divulgação dos projetos apoiados.
Com essa política de incentivo, a Prefeitura estimula o mercado cultural local, garantindo a realização de produtos artísticos de alta qualidade e ampliando o acesso da população à cultura. Os Certificados de Aprovação, assinados pela prefeita Elizabeth Schmidt e pelo secretário de Cultura Alberto Portugal, garantem que os contemplados possam dar início à captação de recursos, possibilitando a execução dos projetos selecionados.
"Com a implantação do Marco da Cultura, teremos a oportunidade de acompanhar a realização dos projetos ainda mais de perto, com avaliações in loco e sempre em um trabalho de apoio contínuo aos produtores culturais. E, assim como em todos os anos, seguimos prezando pela nossa política de portas abertas para sanar toda e qualquer dúvida da população", diz o diretor de Cultura, Carlos Phantasma.
CONSULTA - O catálogo completo dos projetos aprovados no Promific 2025, assim como os contatos dos artistas para quem deseja apoiar as iniciativas, está disponível no site da Secretaria Municipal de Cultura, na aba 'Promific'.
Com informações da Assessoria de imprensa.